As cetonas são compostos orgânicos caracterizados pela presença do grupamento -C=O, carbonila, ligado a dois radicais orgânicos. Apresentam uma fórmula geral R-C(=O)-R’, onde R e R’ podem ser iguais (cetonas simples ou simétricas) ou diferentes (cetonas mistas ou assimétricas); alifáticos ou aromáticos; saturados ou insaturados. R e R’ podem também estar unidos. Nesse caso, compõem um ciclo (cetonas cíclicas).
Quando R ou R’ é um átomo de hidrogénio, estamos na presença de um aldeído.
Formação
Cetonas são formadas pela oxidação de álcoois secundários. Um átomo de hidrogênio (ligado ao oxigênio) é retirado e o átomo de oxigênio passa a fazer uma ligação dupla com o carbono da cadeia.
Acetona: -C=O é um composto químico orgânico que se caracteriza pela presença, em sua estrutura, do grupamento anteriormente citado, aliás, esta foi a substância usada na adulteração do Leite, grande merida que fizeram os anões invisíveis de Minas Gerais, e aliás que perda de tempo escrever tudo isso, quero ver se você votará nessa resposta.
Solventes orgânicos em síntese e indústria.
Alguns aldeídos possuem aromas importantes na indústria de alimentos e são usados como aromatizantes:
O acetaldeído é usado como aromatizante de frutas, principalmente maçã, pode ser adicionado em balas, doces e sucos artificiais. Alguns aldeídos e cetonas também são resultantes da decomposição de carboidratos durante a torração do café e compreendem cerca de 0,04% do café torrado, como a 2-Butanona e 3-metil-butanal. Alguns destes aldeídos são encontrados em grande quantidade no café torrado fresco, mas são perdidos durante a estocagem pelas reações de volatização e oxidação.
CurtirCurtir